Tags

, , , ,

O Natal é minha época preferida do ano. Não tanto pelos presentes ou pela comida, mas porque é lindo. Tudo fica enfeitado, bonito. Todo mundo se esforça para enfeitar suas casas, lojas, praças… é como se o universo conspirasse pela beleza. KKK (ok, filosofei agora!)

E como eu adoro coisas do tipo Do It Yourself, o famoso faça você mesmo, e tô sempre customizando uma coisa aqui, criando outra ali, adaptando e tal, pensei em um enfeite pro Natal. Foi aí que eu vi num jornal, acho que o Hoje, não lembro, uma decor feita com lâmpadas de natal, os pisca-piscas e garrafas PET, que viraram flores. Como não dispunha de garrafas em quantidade suficiente, pensei em outro material: papel.

Então a minha versão foi feita com papel de seda e os pisca-piscas. Gosta de artesanato e decor também? Crie o seu! Dá tempo de ficar pronto para as festas de fim de ano. :)

Criei um tutorial bem explicadinho. Só seguir:

Esses são os materiais que você vai precisar. Papel A4, para fazer o molde da sua flor; durex para fixá-las às lâmpadas; lápis (ou caneta) só para copiar o desenho do molde para o papel de seda; tesoura (ok, essa é óbvia de mais, kkk); pisca-pisca (eu usei lâmpadas brancas e fixas, das que não piscam. Se você quiser coloridas ou piscantes, é sua escolha; e o papel de seda (cor também à sua escolha). Simples, né?

Vamos começar, então!

1- Crie o desenho da sua flor no papel branco. Eu usei uma circunferência de mais ou menos 9cm, com cinco pétalas. / 2- Com o papel de seda dobrado para conseguir mais flores com menos trabalho, copie o desenho com a ajuda do molde. / 3- Corte, com cuidado, as flores. / 4- Elas devem ficar assim. Atenção às pontas com dobras fechadas, para que os desenhos não fiquem grudados uns aos outros.

5- Essa etapa tem de ser feita em flor por flor mesmo. Senão pode sair mal-feito e aí você acaba tendo trabalho duas vezes. Pegue a flor e use a lateral de uma tesoura sem ponta fechada para fazer os vincos nas pétalas.  Se você quiser usar outra coisa, faça; mas só fiz com a tesoura mesmo. É o que sei que dá certo. Depois que estiver tudo marcadinho, faça um furo no centro do papel, com um lápis, caneta ou algo do tipo. / 6- Ainda com a tesoura, ondule as pontas das pétalas para que elas fiquem mais parecidas com flores. Isso vai do gosto. Se você quiser mais enrolada, comece a ondular bem do ‘miolo’; se quiser menos, é só utilizar a tesoura bem na pontinha. / 7- Junte as pétalas e aperte-as para que o formato de flor apareça. Você pode ir colocando uma pétala em cima da outra e depois apertar o centro para uni-las.  / 8- Na imagem eu estava pensando em usar dois tamanhos de flores, mas acabei optando por um só: dá menos trabalho e fica mais ‘leve’ como resultado final. Esse passo é simples: passe o buraquinho do miolo pela lâmpada até chegar à base próxima ao fio. Depois é só usar um pedaço de durex para prender o papel à base da lâmpada e arrumar as pétalas.

E o que você vai ter é isso:

Eu sou, tipo, a mãe da paciência, então tive ânimo de fazer as 100 florzinhas para todas as lâmpadas. Mas se você não tiver tanto tempo/coragem, pode fazer intercalados, utilizar em um trecho determinado ou algo assim. Demorei várias horas para acabar, mas acho que super valeu a pena. As fotos ainda não fizeram jus às flores, porque ficou mesmo lindo. Quando elas ficam acesas, à noite, é meio mágico. HAHAHA

Então é isso. Espero que gostem. :)

Beijo,

Jay.

Anúncios