Tags

, , , , ,

Eu estou numa fase de vício total com a personalização de objetos. E o mais forte deles é criar estampas de camisetas.

Comecei com uma pequenininha, boba, aí fui gostando e hoje já praticamente estou zerada de camisa sem estampa! HAHA

Já comecei a ir para o armário da mami e da mana para ver se consigo achar alguma para rabiscar e pintar. Sério, gente, é muito, muito, bom! Relaxa, ajuda a ficar mais criativo… Indico muito!

E como 11 em cada 10  dos meus amigos me pedem para fazer uma ou ensinar a fazer quando me veem vestindo alguma das minhas criações, decidi criar esse tutorial para você entenderem como é fácil e prático. Só seguir as instruções, liberar a criatividade e pronto! Renove seu guarda-roupa com essa dica preciosa. kkk

Vamos lá.

Você precisa de:

– 1 camiseta de qualquer cor, tamanho, tecido. Isso é com você. Só pense bem se quiser usar uma camisa colorida com tintas também coloridas para não virar carnaval. kk

– Tesoura

– Seu modelo

– Pincel pituá (ou chato, ou chanfrado, ou língua de gato)

– Caneta permanente para tecido, vermelha (usei da acrilex, que é ótima)

– tinta preta para tecido (também acrilex)

– cotonetes

Como fazer:

A primeira coisa que faço quando decido criar uma estampa é pensar no tema e como vão ser a frase, os desenhos e os extras, se precisar. Dessa vez, decidi por uma homenagem para o Mario (sim, aquele Mario. kkk). Já tinha em mente a frase I (heart) Mario. Mas, como queria que ficasse óbvio de qual mario estava falando, troquei o coração pelo famoso cogumelo dos jogos.

Eu normalmente desenho à mão essa etapa, do modelo. Mas, como não dá para ensinar a desenhar e a fazer a camiseta no mesmo tutorial, porque ficaria gigante, criei a “estampa inicial” no adobe photoshop. Se você não tem o editor, pode usar o seu editor de imagem comum, até o paint. Mesmo no Word. Isso aqui um rascunho.

Depois que ficou do jeito que eu queria, imprimi e a primeira parte estava pronta.

Agora você vai separar seu modelo e recortá-lo, separando cada letra e cada parte do desenho.

Você pode passar uma camada de durex na parte da frente e na parte de trás e depois recortar as partes desnecessárias com um estilete, se não tiver aquela coordenação motora para contornar letra por letra. ^^

Repare que  cogumelo foi cortado bem certinho, com os buraquinhos cortados bem rentes. Se você escolher outro desenho, faça o mesmo.

Organize as letras e os objetos do modo como vão ficar depois de estampados. Mas faça isso sobre a camiseta bem esticada!

Agora é a hora de começar a passar a imagem que você imprimiu e recortou.

CUIDADO: Essa tinta mancha, então use um papel bem espesso para colocar entre a camiseta pra que a tinta não atravesse o tecido e saia pelas costas ou borre a superfície que você está usando.

Segurando bem cada letra ou desenho por vez, use a caneta para tecido para traçar o contorno das figuras. Faça isso com uma imagem de cada vez e com muito cuidado para não borrar (essa caneta mancha com uma facilidade absurda!) e não sair da parte correta.

Eu fiz com a caneta vermelha porque já me acostumei com a caneta e porque minha preta estava fraquinha. rs

Mas se você não está habituada, é melhor usar uma da cor da tinta que for pintar o desenho no final, ok? :D

Quando todo o contorno já estiver finalizado, é hora de começar a pintar! A parte colorida, fiz com a caneta. Uma coisa importante: quanto mais tempo a caneta ficar em contato com o tecido, mais a área colorida irá aumentar, então faça isso com cuidado. Colora com traços firmes, mas leves e repetitivos.

Já a parte com as letras, fiz com o pincel e a tinta preta. As partes mais largas, seguras, você pinta com o pincel deitado. As bordas, faça com ele de pé, bem na vertical mesmo. Se tiver alguma área muito pequena, muito pequena mesmo, use o cotonete ou um pincel chato/chanfrado pequeno para não borrar ou errar.

Seja paciente e faça sem pressa, porque isso precisa ser feito com cuidado.

O próximo passo é deixar secar. Deixei por aproximadamente duas horas, essa camisa em específico. Normalmente eu deixo durante a noite.

Outra coisa: essa tinta da acrilex rende MUITO! Eu já pintei duas camisas e um par de tênis com ela e ainda não gastei nem um quinto do total da embalagem. Super indico para quem quiser comprar. Aqui em BH achei para comprar na Galeria do Ouvidor, no centro da cidade. Custou uns R$ 7,00. A caneta custa em média uns R$ 3,00. É bem barato, né?

O resultado final foi esse:

ATENÇÃO: A roupa só pode ser lavada após 72hr depois de pintada. Se você molhá-la antes disso, ela pode – e provavelmente irá – manchar!

Qualquer dúvida, perguntem nos comentários. Deixe sua opinião, ok? :)

Beijo, bom fim de semana e até a próxima!

