Tags

, , , , , , , , ,

Como eu disse para vocês, nesta terça-feira começou o Fashion Rio. E eu já fiz a minha escolha do desfile e das peças preferidas desse primeiro dia.

Era para ser postado antes, mas, como vocês podem imaginar, essas montagens dão um belo trabalho e reunir as fotos levam um tempinho. Então meu resumo irá ao ar provavelmente no dia posterior ao do desfile, ok?

Confira abaixo meu resumo de como foi cada desfile, as cores das coleções e as fotos dos dez melhores looks.

HERCHCOVITCH

Inspirações/Tema: Anos 80

Se eu tivesse de definir a coleção de inverno da Herchcovitch em uma palavra, é óbvio que eu teria de dizer: jeans. O denim esteve em… bem, resumindo, todas as peças desfiladas. Em diferentes aplicações, mas sempre presente.

Eu devo confessar que não sou a maior fã do material. Jeans para mim só na calça e, sendo um pouco mais simpática, numa camisa mais leve. E só. Então vocês compreendem que, quando eu digo que essa não foi a minha coleção favorita, eu posso não ser imparcial. kkk

Cintura muito marcada, peças mais descontraídas. E olha esse jeans camuflado com essas cores diferentes em azul, verde e bege. Apareceram por lá, algumas estampas de caveira e em vários dos looks, cintos que deixaram a cintura das modelos ainda mais em evidência.

Nas camisas de botões, estes estavam fechados até o fim, o que se repetiu nos outros desfiles que apresentaram o mesmo tipo de camisa.

A beleza contou com cabelos black-power e o rosto com pele mais natural. Maxi sunglasses também pontuaram a apresentação. Além disso, sapatos mais “masculinizados”, que foram uma espécie de variação do oxford.

ACQUASTUDIO

Inspirações/Tema: Anos 40 e 50 

Aqui reinou a feminilidade e a transparência, num jogo de esconde-revela lindo! Por cima das transparências, bordados que me deixaram encantada. Tudo muito delicado e elegante mas sem exageros.

As cores estava prontas para agradar quem quer tons escuros e clássicos da estação, com o azul e preto, e para os mais leves e românticos, que buscam leveza, como rosa e o bege, por exemplo.

A modelagem foi mais justa, com a cintura muito bem marcada em basicamente todos os looks. O comprimento, um pouco abaixo dos joelhos e a parte de cima, seja nos vestidos, blusas ou camisas, com a gola mais alta, enroscada no pescoço. Também aqui apareceu o metalizado em tecidos, como o cetim.

Achei lindo esse detalhe de aplicação de pedraria nas meias. Acho até que vou fazer uma dessas para mim, haha. E, se for da bota, faço com a meia mesmo assim.

Esses adornos de cabelo em forma de coração foram a coisa mais fofa ever. O cabelo preso num coque e a make leve e quase ausente, como foi em (quase) todos os outros desfiles do dia.

PATACHOU

Inspirações/Tema: O Oriente.

Taí uma overdose de brilho! Inspirado nas vestimentas tradicionais japonesas/orientais, a Patachou trouxe uma coleção em que o dourado aparece em todo canto. E, quando não aparece, conta com seus amigos, os tecidos com essa aparência cintilante e metalizada, como o cetim.

Aquela tendência de trazer peças em conjunto com motivos que lembram pijamas também marcou presença nesse primeiro dia, não só na Patachou mas em outras apresentações, como vocês vão ver nos outros resumos.

Mangas mais amplas e peças que, ora estavam mais largas, ora estavam mais ajustadas, especialmente na cintura também marcaram presença. As sandálias de tiras (que me lembraram o modelo de uma da Gucci) e salto alto e agulha desfilaram nessa temporada.

Na beleza, coques torcidos, com cabelo bem liso e comportado. Os lábios estavam com um tom de vinho repleto de gloss. Lindos!

ALESSA

Inspirações/Tema: Tapeçaria oriental.

Alessa trouxe uma coleção inspirada na tapeçaria, com estampas criadas com base em fotos de antigos tapetes persa, misturados com as características brasileiras. O resultado foi uma passarela repleta de looks com uma pegada étnica e cores mais vibrantes que o normal para a temporada de outono/inverno.

Rolou muito vestido. Todos, assim como grande parte das peças, com tecido bem fluido e shape mais amplo, cortes assimétricos e mix de cores quentes/frias na mesma peça. A mistura de diferentes estampas também pontuou a apresentação. Nada “sem noção”, tudo bem harmônico, eu diria.

Os sapatos foram uma espécie de plataforma abotinada. Uma mistura do masculino e feminino, com um salto que tinha uma aparência de madeira/cortiça.

E, tenho que comentar a respeito da beleza do desfile! Me apaixonei por essas tranças escama de peixe! Não ficaram lindas? Deram um ar ainda mais despojado ao look e ficou superatual. No rosto, somente o básico. E, por básico, quero dizer: a menor quantidade de make possível. Nessa temporada os maquiadores resolveram pregar a naturalidade, então até o blush está mínimo.

CANTÃO

Inspiração/Tema: Conforto, casulo.

A coleção desfilada pela Cantão foi a minha preferida do primeiro dia desta edição do Fashion Rio. São roupas com aparência superconfortável, aconchegante, que abraçam o tema e a inspiração e é muito condizente com a proposta da marca.

Em geral, foram exibidas peças com forma mais ampla e descontraída, modelagem jovem. Além das cores apresentadas na cartela, também apareceram o verde e o preto. O laranja, esteve presente em todos os desfiles deste primeiro dia e é a minha aposta de cor que vai bombar no outono/inverno.

Apesar de grande parte dos looks contarem com peças mais largas e amplas, houveram outras que eram mais coladas, com as calças skinny e as blusas (lindas!) de gaze de linho que são larguinhas na área do tronco e mais justas na manga.

Ah, e destaque para os sapatos maravilhosos!! Superdesejei essas botas. Elas, além de lindas, parecem incrivelmente confortáveis.

A beleza dos desfiles deixou claro, ao menos neste primeiro momento, que este inverno irá pregar a beleza natural. Repararam como a maquiagem foi usada em quantidade absurdamente inferior à que costuma? e os cabelos, megalisos, também são a bola da vez.

Dicas para guardar para a próxima estação…

Não esquece de deixar sua opinião, hein? Qual você mais curtiu? :]

Parabéns aos designers. Amanhã tem mais!

Beijos, Jay.

Imagens: ModaSpot
